OAB Paraná preside debates do I Congresso Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente das Seccionais

A OAB Paraná presidiu nesta sexta-feira (9), no Rio de Janeiro, os debates do I Congresso Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente das Seccionais. O painel “O sistema socioeducativo está em colapso?” foi conduzido pelo advogado Anderson Rodrigues Ferreira, presidente da Comissão da Criança e do Adolescente da seccional. Participaram das discussões o professor Afonso Konzen, Carlos Kremer e Pedro Correia.

“Nesta mesa ficou claro que o estado deve proteger nossos adolescentes, e independentemente se ele é infrator ou não. Infelizmente é o mesmo Estado o personagem que mais violenta a nossa juventude. Temos que fortalecer os mecanismos de fiscalização, e apenas com os conselhos de direitos fortalecidos – CEDCA’s e o CONANDA – os quais são mecanismos da democracia participativa e que podem construir uma nova realidade”, argumentou Ferreira.

No ano de 2018, a segunda edição do Congresso Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente das Seccionais será realizado na OAB Paraná, em Curitiba.

O evento é realizado pelas comissões dos Direitos da Criança e do Adolescente das seccionais do Rio de Janeiro, Amazonas, Goiás, Mato Grosso, Pará, Paraná, Santa Catarina e Sergipe, com o apoio do Instituto Brasileiro de Direito de Família (IBDFAM), da Associação Brasileira de Famílias Homoafetivas (Abrafh), da Associação Nacional dos Grupos de Apoio à Adoção (Angaad), do Fórum Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente e do Instituto Alana.

Entre as temáticas abordadas estiveram assuntos como abuso sexual e tráfico de crianças e adolescentes, O direito à orientação sexual e identidade de gênero de crianças e adolescentes, os 27 anos do ECA, entre outros.

Homenagem

A advogada paranaense Marta Marília Tonin, membro consultora da Comissão da Criança e do Adolescente da OAB Paraná, foi homenageada durante o I Congresso Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente das Seccionais da OAB. Marta Tonin recebeu a homenagem pelo seu pioneirismo no Brasil e pelos relevantes serviços prestados na defesa dos direitos da criança. A advogada foi conselheira estadual da OAB e durante vários anos presidiu a Comissão da Criança e do Adolescente da OAB Paraná.

Postado em: Notícias | Tags: ,

© 2024 - OAB-PR - Coordenação de Informática - Todos os Direitos Reservados